Santa Maria recebe selo “Amigo da Vacina” do Governo do Estado

21/08/2025 | atualizado às 10h18m


Certificação ocorreu em, Porto Alegre, nesta quarta-feira (20)

Santa Maria está entre os municípios gaúchos certificados pelo Governo do Estado como “Município Amigo da Vacina”, em reconhecimento às estratégias de imunização adotadas em 2024. A cidade ficou na categoria bronze, após alcançar as metas estabelecidas em uma das três vacinas avaliadas: pentavalente, tríplice viral e HPV.

Ao todo, 415 municípios gaúchos foram contemplados na segunda edição da iniciativa promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). Desse total, 139 receberam o selo ouro, 153 o selo prata e 123, incluindo Santa Maria, ficaram com o selo bronze.

De acordo com a superintendente da Vigilância em Saúde do município, Cecília Pedro, o reconhecimento demonstra o esforço das equipes locais.
“Somos o quinto maior Município do Estado, o que nos leva a trabalhar muito para alcançar o máximo de pessoas nas campanhas de vacinação. É desafiador. Por isso, junto a todas as nossas equipes, celebramos esse reconhecimento que é de todos”, reforça.

Representando Santa Maria na cerimônia, a técnica de enfermagem Niura Ferreira, vacinadora da UBS Dom Antônio Reis, enfatizou o valor simbólico do prêmio.

“Esse reconhecimento é muito importante para nós, vacinadores. Tenho muito orgulho de representar essa causa, que é de prevenção, cuidado e vida. Nosso empenho em todas as ações extramuro tem nos ajudado a alcançar mais e mais pessoas, e isso também é cuidar da cidade”, destaca.

Cobertura vacinal em Santa Maria em 2024

Pentavalente: 91,78%
Tríplice viral: 102,5%
HPV meninas: 69,1%
HPV meninos: 57,6%

A certificação leva em conta três categorias de público: Baby (pentavalente em bebês menores de um ano), Dente de Leite (tríplice viral em crianças de um ano) e Teens (HPV em adolescentes de 9 a 14 anos). Conforme o desempenho, os municípios recebem os selos ouro, prata ou bronze.

Com o resultado, Santa Maria se mantém entre as cidades que buscam ampliar a cobertura vacinal, apostando em ações extramuros — como mutirões em praças, escolas e empresas — e em horários alternativos de vacinação.

A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no auditório do MPRS, em Porto Alegre, e contou com as presenças da titular da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Arita Bergmann, da subprocuradora-geral de Justiça, Isabel Barrios, que representou o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e da promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação Infância e Juventude do Ministério Público, Cristiane Corrales.

Texto: Luisa Neves (MTb:19.010)
Foto: Arthur Vargas/Ascom SES
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens