Empresários da gastronomia se reúnem no Mercado da Vila Belga para potencializar o turismo local

23/06/2025 | atualizado às 18h29m


Encontro promovido pela Secretaria de Turismo buscou a articulação do setor gastronômico de Santa Maria com o Poder Público

Com o objetivo de impulsionar o turismo local por meio da rica culinária da cidade, empresários do setor gastronômico de Santa Maria participaram de uma reunião técnica na tarde desta segunda-feira (23), no auditório do EduTech, no Mercado da Vila Belga. O encontro, promovido pela Secretaria de Turismo da Prefeitura de Santa Maria, visou estreitar laços entre o Poder Público e os estabelecimentos, alinhando estratégias para integrar a gastronomia no desenvolvimento turístico da cidade.

Durante a reunião, foi enfatizada a importância de estimular o empreendedorismo para um turismo estruturado e receptivo. Também foram apresentados a Política Municipal de Turismo e o calendário de eventos como guias para o planejamento e ordenamento do turismo local.  A iniciativa segue a linha de atuação da Prefeitura em promover o diálogo com os diversos segmentos que compõem a cadeia turística, visando a construção de um turismo cada vez mais robusto e diversificado para Santa Maria. No começo de maio, foi realizado um encontro com o setor hoteleiro.

“Acreditamos que o turismo começa com o empreendedor. Hoje demos mais um passo importante ao reunir o setor gastronômico, peça-chave para a consolidação do turismo em Santa Maria. Nosso objetivo é conectar poder público, iniciativa privada e comunidade para transformar o turismo local em uma verdadeira matriz econômica, gerando boas experiências e oportunidades para todos", destacou o secretário de Turismo, Ewerton Falk.

Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas, sugestões e ideias, contribuindo ativamente para a construção de um plano de ação conjunto. A expectativa é que, a partir dessas discussões, sejam implementadas iniciativas que beneficiem tanto os empresários quanto os turistas, fomentando a economia local e consolidando Santa Maria como um polo gastronômico de referência.

“Realizamos um levantamento,e constatamos que Santa Maria tem 256 empresas cuja atividade principal é restaurante, sendo 103 somente na região central da cidade. São cerca de 15 mil cadeiras em restaurantes na cidade,e 3.100 leitos na rede hoteleira. Temos uma estrutura robusta para receber visitantes. Somos uma cidade acolhedora e com a união do setor gastronômico iremos, sem dúvida, qualificar a experiência turística em nossa cidade”, avalia o secretário adjunto de Turismo, Rafael Egidio.

Estiveram presentes representantes de 16 empresas do setor gastronômico e o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Maria, João Provensi (SINDHTURR). Representando o Banrisul, estiveram presentes as executivas Karla Arend e Deise Venzke.

POLÍTICA MUNICIPAL DE TURISMO

Com o slogan “Território do Sagrado: Santa Maria, Cidade Peregrina”, a Política Municipal de Turismo é um documento complementar ao Plano Municipal de Turismo, cuja elaboração iniciou na oficina “Planejamento do Plano Municipal de Turismo”, realizado durante o 2º Fórum Municipal de Turismo de Santa Maria, em setembro de 2024.  Dentre os principais objetivos da Política Municipal do Turismo, destacam-se estruturar a oferta turística de Santa Maria, implementando iniciativas de infraestrutura e gestão qualificadas; e tornar Santa Maria um destino de destaque no portfólio da oferta turística do Rio Grande do Sul.

 

Texto: Lenon de Paula (MTb: 18.763)
Fotos: Guilherme Brum (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Imagens