Prefeitura convoca a primeira reunião de trabalho do Conselho Consultivo da Reforma da Previdência

14/04/2025 | atualizado em 15/04/2025 às 15h12m


Encontro ocorreu no gabinete do prefeito com representantes da Câmara de Vereadores, do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm), do Sindicato dos Municipários e do Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais de Santa Maria (Ipassp) 

Para continuar o diálogo em relação à Reforma da Previdência, o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, e a vice-prefeita, Lúcia Madruga, reuniram-se, na tarde desta segunda-feira (14), com os membros do Conselho Consultivo da Reforma. No encontro, representantes do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (Igam) apresentaram a metodologia e os próximos passos do estudo que está sendo feito na previdência do Município.

Durante a reunião, reforçou-se que a pesquisa feita pelo Igam está na primeira de três fases. O primeiro passo é o levantamento e análise documental, jurídica, atuarial e financeira do Município. A segunda etapa é a elaboração das propostas. Já a última, é a apresentação das propostas, a validação final e a implementação das medidas. 

“Hoje, começamos a primeira reunião de trabalho com os membros do Conselho Consultivo da Reforma da Previdência. O nosso compromisso é construir, com diálogo e responsabilidade, soluções sustentáveis para o futuro da previdência em Santa Maria. Sempre com transparência e debatendo com o Conselho as propostas que vamos ter para construir a solução mais justa”, reforça o chefe do Executivo, Rodrigo Decimo, durante a reunião. 

O sócio-diretor do Igam, André Barbi, e a consultora jurídica da área da previdência do Instituto, Vanessa Pedrozo,  apresentaram que o prazo para entregar os estudos relacionados ao levantamento dos dados vai ocorrer no início de maio. 

Durante a reunião, foi sugerido que de imediato realizasse agendas técnicas com os sindicatos para dar andamento e fortalecimento nos trabalhos. A proposta foi aceita pelo Sindicato dos Municipários. A primeira reunião técnica irá ocorrer nesta terça-feira (15), às 11h, na sede da entidade. Em relação ao Sinprosm, a representação entendeu que a reunião não é necessária e que seria prematuro o diálogo. 

Estiveram presentes pelo Executivo, as secretárias de Governança, Carolina Lisowski; de Comunicação, Tânia Moreira; de Gestão de Pessoas, Solaine Massierer; o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Teixeira; o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez; o secretário de Transparência e Controle, Clairton Motta; o chefe de gabinete da Governança, Guilherme Pittaluga; a procuradora-geral adjunta para Assuntos Jurídicos, Mirela Marquezan; e, a superintendente de Gestão Orçamentária, Marilda Manfio. 

Participaram também da reunião os membros do Conselho Consultivo, formado por representantes do Legislativo, o vereador Alexandre Vargas - representando o presidente da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobom; o vereador Coronel Vargas; e, o procurador jurídico Legislativo, Lucas Saccol Meyne;  do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm); do Sindicato dos Municipários; e, do Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais de Santa Maria (Ipassp).

Texto: Eduarda Paz (MTB: 21.598)
Fotos: Breno Surreaux Fixman (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens